Caco Barcellos fala de mudanças na reportagem em evento da Abraji

Jornalista gaúcho ministrará painel ao lado de José Hamilton Ribeiro

As mudanças na reportagem compõem o tema que será abordado pelo jornalista Caco Barcellos, durante o 8º Congresso Internacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). No evento, que acontecerá entre 12 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro, o gaúcho dividirá o palco com o também jornalista José Hamilton Ribeiro. Ao reunir os profissionais, a organização do evento promete um encontro de gerações. Zé Hamilton tem 58 anos de carreira e já conquistou sete prêmios Esso, além de diversas outras distinções.
Já Caco Barcellos é repórter da TV Globo desde 1982, onde começou na equipe do Globo Repórter. Entre outras premiações, venceu o Jabuti duas vezes com os livros 'Rota 66' (1993) e 'Abusado' (2005). De 2002 a 2005, foi correspondente internacional em Londres e Paris, cobrindo o atentado terrorista em Madri (2003) e a morte do papa João Paulo II (2005). Também fez reportagens no Paquistão e no Peru, onde cobriu um acidente aéreo que envolveu brasileiros. Desde 2006, após retornar ao Brasil, está à frente do programa Profissão Repórter.
O 8º Congresso também terá como palestrantes o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; Eduardo Faustini, da TV Globo; Clóvis Rossi, da Folha de S.Paulo; Juan Arias, do El País; David Carr, colunista de mídia do The New York Times; Hannah Storm, do International News Safety Institute (INSI); Audálio Dantas, autor de 'As Duas Guerras de Vlado Herzog'; Roberto Cabrini, do SBT; Eliane Brum; e Thomas Blanton, da National Security Archives, dos Estados Unidos.
Simultaneamente ao congresso, ocorrerão a 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, realizada pela Global Investigative Journalism Network (GIJN); e a 5ª Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación (Colpin), do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS). As inscrições podem ser feitas pelo site da Abraji. Associados, estudantes e profissionais têm desconto.

Comentários