Carlos Wagner percorre o Oeste do Brasil

Jornalista retornou aos locais visitados há 16 anos, que deram origem ao livro Brasil de Bombacha

O repórter Carlos Wagner, do jornal Zero Hora, prepara uma série de publicações para veículos do Grupo RBS com relatos sobre sua experiência de andar pelo Oeste do Brasil em 30 dias, viagem que somou 16 mil quilômetros percorridos. A ideia foi retornar aos locais visitados em 1995, quando contou a história de gaúchos que migraram para outros Estados e que decidiram, apesar de morar longe do Estado, manter vivas as tradições gaúchas. A primeira viagem rendeu conteúdo para sete cadernos de ZH e o livro 'Brasil de Bombachas'.
Desta vez, na companhia do fotógrafo Mauro Vieira e do motorista Everton de Jesus, viajou no período de 11 de janeiro a 10 de fevereiro e contou com o auxílio de todo o tipo de tecnologia possível. O primeiro passo foi manter o site, que leva o mesmo nome do livro, atualizado diariamente - a página teve mais de 100 mil acessos, recebeu cerca de 250 emails e 750 internautas "curtiram" a cobertura no Facebook.
Neste momento, Carlos Wagner produz matérias para cinco cadernos, de quatro páginas cada, que serão encartados semanalmente a partir desta sexta-feira, 27, em Zero Hora. Ainda haverá a veiculação de 10 programetes e um especial no Canal Rural. No final do primeiro semestre deste ano, o repórter também lançará outro livro relatando detalhes da experiência.
Conforme Carlos Wagner informou ao Coletiva.net, na viagem foi possível reencontrar os gaúchos pioneiros a deixarem o Estado e tentarem proporcionar vidas melhores para suas famílias. "Eles simplesmente transformaram as cidades onde vivem", contou, para em seguida ressaltar que a maioria faz questão de manter as tradições gaúchas. Outro destaque no repórter foi o quanto a internet colaborou com alguns lugarejos: "Nenhum jornal cobre aquela área do País. Eles se alimentam de TV e principalmente na web, que proporcionou o localismo às cidades pequenas".
Cerca de 1.200 lugares visitados é o que Carlos Wagner estima ter feito, ao andar por 10 Estados brasileiros, mais as costas uruguaia, argentina e paraguaia. Sobre a experiência, ele diz que pode resumi-la em uma frase: "São aqueles momentos que se olha para a família e se tem certeza de que o sacrifício valeu a pena".
Imagem

Comentários