Começa o Congresso de Jornalismo Investigativo

Encontro em São Paulo objetiva "melhorar o padrão do Jornalismo no País"

Começa daqui a pouco o 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Realizado em São Paulo, o encontro reunirá profissionais do jornalismo investigativo do Brasil e do mundo. Os organizadores aguardam a participação de 800 pessoas, entre profissionais, estudantes, professores, e pós-graduandos em comunicação - e neste ano as inscrições continuam abertas mesmo durante o evento.
Realizado anualmente desde 2005, o congresso deste ano contará com mais de 70 painéis e cerca de 120 palestrantes e moderadores de diversos países (Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Argentina, El Salvador, Paraguai e Islândia). "O Congresso da Abraji se transformou numa grande ágora dos repórteres brasileiros. Uma vez por ano, este é o maior evento para compartilhar experiências, trocar dicas sobre reportagens e melhorar o padrão do Jornalismo no País", afirmou Fernando Rodrigues, presidente da Abraji. 
Como um dos principais objetivos é a capacitação de jornalistas, o evento é dividido em workshops e palestras cujo principal tema, neste ano, é o jornalismo on-line. Os workshops abordarão técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio do Computador), investigação de gastos públicos, Índice de Desenvolvimento Humano, interpretação de balanços de empresas privadas entre outros temas ligados ao dia a dia de repórteres e editores. 
Uma equipe de recém-formados e estudantes de Jornalismo ligados ao projeto Repórter do Futuro, da Oboré ( www.obore.com), será responsável pela cobertura oficial do congresso. Reportagens sobre todas as palestras poderão ser lidas no blog http://6congressoabraji.wordpress.com/. As apresentações e os contatos dos palestrantes também serão disponibilizados nesse canal.

Comentários