Como será o atendimento à imprensa no TRE no dia da eleição

Jornalistas poderão acompanhar números de apuração e coletivas de imprensa no plenário do tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) preparou uma programação especial para atender da forma mais adequada aos veículos de comunicação do Estado. Durante o domingo, 5, dia de eleição, todo o atendimento à imprensa acontecerá diretamente no plenário do órgão (Rua Duque de Caxias, 350 - Centro), a partir das 7h. Não haverá credenciamento para os repórteres e equipe técnica que irão trabalhar no local, sendo obrigatório apenas o uso do crachá da empresa nas dependências do TRE. Por telefone, serão fornecidos apenas dados e informações gerais, que não se encontram no site do tribunal.
A Assessoria de Comunicação (Ascom) não poderá receber ou encaminhar informações através da internet no dia da eleição, uma vez que a Justiça Eleitoral "fecha" seu sistema em função da segurança na totalização dos resultados. Por isso, não serão renovadas as matérias no site, nem enviados releases. O perfil no Twitter (@TRE_RS), no entanto, será atualizado permanentemente. A Ascom também agendou uma série de entrevistas coletivas, que ocorrerão no plenário, de hora em hora (veja a programação abaixo). Os jornalistas que não puderem ir ao local, poderão acompanhar as entrevistas pela radioweb do TRE, que transmitirá tudo o que acontecer no plenário. Não serão concedidas entrevistas por telefone e o presidente do TRE, desembargador Marco Aurélio Heinz, se manifestará apenas à noite, após o final da apuração.
A divulgação dos resultados também ocorrerá no plenário do TRE, a partir das 17h, em dois telões. Durante o dia, serão apresentados nos telões eventuais ocorrências com urnas eletrônicas (trocas, votação manual, etc), além de dados sobre infrações eleitorais, como apreensões de material, prisões, transporte de eleitores, etc. O local contará com wireless para acesso universal e gratuito, sem a necessidade de senha. Não haverá computadores disponíveis para consulta de resultados, entretanto o tribunal disponibiliza em seu site o sistema de divulgação dos resultados, o Divulga, que poderá ser baixado do site do TSE em notebooks, permitindo a consulta individualizada. Aos veículos de imprensa que firmaram parceria com o TSE e divulgarão os resultados simultaneamente, não haverá delay.
Os telefones para contato no dia da eleição são (51) 3216.9418 / 3216.9578 / 8463.9404 / 9959.9616. A Ascom pede que os jornalistas deem prioridade aos números fixos.

Comentários