Concurso Tim Lopes de Jornalismo abre inscrições

Interessados têm até 15 de fevereiro para cadastrar seus cases

A 6ª edição do Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo abriu inscrições e as receberá até 15 de fevereiro. O reconhecimento, que busca fortalecer a mobilização social em torno do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, premia as melhores propostas de reportagem, e não matérias já veiculadas, disponibilizando aos vencedores apoio técnico e financeiro para a execução do trabalho, além de um prêmio em dinheiro para o jornalista responsável.
São elegíveis os projetos apresentados por repórteres, chefes de reportagem, editores e editores-executivos que atuem em empresas brasileiras de comunicação. São contempladas as seguintes categorias: Mídia impressa (jornais de circulação diária ou semanal e revistas com venda regular em bancas); Rádio (emissoras legais reconhecidas pelos organismos reguladores de televisão no Brasil); Televisão (emissoras legais, assim como na categoria rádio); Mídia alternativa e comunitária (sites jornalísticos, rádios e TVs comunitárias ou universitárias); e Categoria especial (candidatos de todas as mídias concorrem com trabalhos que tenham o seguinte tema: "Exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico brasileiro").
Após a publicação da reportagem vencedora de cada quesito, o jornalista responsável pela proposta receberá um prêmio no valor de R$ 3.000,00. Em caso de autoria coletiva, o prêmio será concedido ao responsável pela inscrição no concurso. Outras informações podem ser conferidas aqui.
O concurso é resultado de uma parceria entre a ANDI - Comunicação e Direitos e Childhood Brasil. São apoiadores da iniciativa o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização internacional do Trabalho (OIT), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Comentários