Congresso abre espaço ao debate sobre jornalismo digital

Ferramentas, tendências e negócios para o segmento serão abordados em evento da Abraji

O jornalismo digital, novas ferramentas, tendências e negócios estarão na programação do Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos), que acontecerá entre 24 e 26 de julho, em São Paulo. Aron Pilhofer, jornalista considerado referência em inovação digital, é presença confirmada para o painel de encerramento do evento. O profissional, que recentemente deixou o New York Times para assumir o cargo de editor-executivo de meios digitais do britânico Guardian, abordará as perspectivas possíveis para o meio.
Além dele, dois jornalistas da NPR, a rádio pública norte-americana, apresentarão exemplos práticos de inovações em jornalismo digital. No primeiro dia do Congresso, Brian Boyer discutirá a importância de produções e aplicativos para smartphones e tablets no jornalismo, e ministrará oficina sobre o processo de criação desses produtos. No dia seguinte, Joshua Davis irá compartilhar os bastidores da investigação multimídia 'Planet Money T-Shirt', que rastreou o caminho da produção de uma camiseta da produção do algodão à etiqueta.
A programação do evento destaca ainda profissionais brasileiros, que tratarão sobre cobertura eleitoral. Estão confirmados nomes como José Roberto de Toledo (Estadão), Bob Fernandes (Terra Magazine), Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo/UOL/Jovem Pan), Roseann Kennedy (Globonews/CBN), Silvia Faria (O Globo), Ricardo Balthazar (Folha de S.Paulo), Hélio Gomes(Terra) e Rodrigo Flores (UOL). Também estão agendadas 13 oficinas de técnicas jornalísticas, com temáticas que vão do texto e narrativa à limpeza e organização de bases de dados, visualização de informação e introdução à programação.
As inscrições podem ser feitas individualmente no site do congresso. A Abraji oferece descontos de até 17% para grupos com seis pessoas ou mais que realizarem a inscrição. Neste caso, para aproveitar os valores promocionais é preciso entrar em contato com o escritório da entidade pelo telefone (11) 3159.0344 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários