Congresso de Jornalismo Investigativo inscreve até sexta-feira

Evento acontece entre os dias 12 e 14 de julho e tem na programação quase 90 palestras

Encerram-se nesta sexta-feira, 6, as inscrições para o 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Marcado para o período entre 12 e 14 de julho, o evento irá contar com quase 90 palestras, com temas como: Copa do Mundo, Olimpíada, investigação de empresas privadas e de governos, medidas de proteção para jornalistas e produção de grandes reportagens em televisão, rádio e para jornais impressos. O encontro deve reunir profissionais de diversas partes do Brasil e do mundo para trocar experiências sobre fontes, matérias e reportagens especiais.
Oficinas irão buscar aperfeiçoar o trabalho do repórter em áreas como ocupação e planejamento urbanos, investigação de gastos públicos e privados, e técnicas em reportagem com auxílio do computador (RAC). Dois pesquisadores do centro de pesquisas Lincoln Institute of Land Policy falarão sobre as políticas de terra no Brasil. Thiago Herdy, diretor da Abraji, trará os bastidores da investigação que denunciou ganhos suspeitos obtidos pelo ministro enquanto ele prestava consultorias.
O jornalista Lucas Ferraz, da Folha de S.Paulo, falará o processo de produção da reportagem 'O instante decisivo'. Ele encontrou o fotógrafo que registrou a morte de Vladimir Herzog, enforcado na ditadura militar, e confirmou a montagem da cena que os militares afirmavam comprovar que o jornalista se suicidara. Bruno Quintella, filho de Tim Lopes, apresentará trechos do documentário 'Histórias de Arcanjo', que trata sobre a vida de seu pai. O vídeo faz parte das homenagens aos 10 anos de morte do jornalista.
Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site http://abraji.org.br/.

Comentários