Criado o movimento "Resistência JÁ"

Mobilização em apoio ao jornal definiu metas e desenvolverá ações após as eleições

Quase 50 pessoas se reuniram neste sábado, 11, na sede da Associação Riograndense de Imprensa (Ari), numa mobilização em apoio ao Jornal JÁ, de Porto Alegre, cuja saúde financeira está ameaçada por uma indenização de cerca de R$ 100 mil cobrada judicialmente pela família Rigotto. No evento, foi fundado o movimento 'Resistência JÁ, cujo objetivo é impedir a extinção do jornal que circula há 25 anos. Estavam presentes advogados, empresários, jornalistas, profissionais liberais, líderes sindicais, membros do Movimento da Orla e da ARI.
O Jornal JÁ foi condenado na Justiça a pagar uma indenização à viúva Julieta Vargas Rigotto, mãe do ex-governador do Rio Grande do Sul e atual candidato ao Senado pelo PMDB, Germano Rigotto. O motivo da ação é uma reportagem publicada em 2001 - vencedora do Prêmio ARI de Jornalismo daquele ano -, que resgata documentos e aponta Lindomar Rigotto, filho de Julieta, como o principal envolvido na maior fraude da história do Estado, que desviou cerca de R$ 800 milhões (em valores atualizados) da antiga CEEE.
O jornalista Elmar Bones, diretor da editora Já, fez uma manifestação em que enfatizou o fato de não haver democracia sem imprensa livre. O movimento 'Resistência JÁ' definiu algumas metas e fará mobilizações após as eleições. Será criado um selo para identificar o movimento e foram criadas duas frentes prioritárias de ação para os próximos dias. A primeira é ampliar ao máximo a divulgação dos fatos e a segunda visará buscar recursos emergenciais para garantir a circulação da próxima edição do jornal.
Conforme a jornalista Patrícia Marini, está sendo estudada também a criação de uma cooperativa de leitores. "A ideia é que se forme uma associação para capitalizar o JÁ", explicou. Aqueles que tiverem interesse em integrar-se ao grupo ou que desejarem receber informações sobre o caso podem escrever para [email protected].
Leia também em Coletiva.net
Ações contra Jornal JÁ repercutem no país
Processado, jornal JÁ vive momento difícil

Comentários