Curso orienta jornalistas sobre Lei de Acesso à Informação

Atividade gratuita é oferecida pela Abraji

Até o dia 25, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está com as inscrições abertas para o curso 'Lei de Acesso a Informações: o que jornalistas precisam saber'. Visando expor os principais aspectos da lei e dar exemplos de uso na prática, o curso é gratuito e financiado pelo Programa Internacional para Desenvolvimento da Comunicação da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Comunicação e Cultura).
Apesar de dispor de 75 vagas voltadas para profissionais de Jornalismo em atividade, o curso também está aberto para estudantes. Durante o período de 1º a 29 de setembro, os participantes conhecerão os principais aspectos da Lei de Acesso a Informações Públicas (Lei 12.527/2011) na prática, saberão como fazer pedidos de informações mais eficazes e como recorrer de negativas a pedidos. Serão apresentadas também técnicas de Reportagem com Auxílio de Computador (RAC) aplicadas a informações públicas disponíveis graças à lei.
O curso é totalmente online e a cada semana será disponibilizado um módulo ou capítulo. O conteúdo poderá ser consultado pelos participantes em qualquer dia e horário ao longo do curso, respeitando os prazos para completar exercícios relativos a cada semana e entrega do trabalho final. Para participar, o interessado deve preencher a ficha de inscrição através do link http://goo.gl/YVn9vO. A entidade comunicará a seleção dos nomes no dia 27, por e-mail.
Esta é a primeira de três edições do curso, que é a segunda etapa do projeto desenvolvido pela Abraji com financiamento da Unesco. A primeira etapa do projeto foi lançada em maio, com a publicação de um guia prático da Lei de Acesso para jornalistas.

Comentários