Débora Ely tira licença da RBS para estudar nos Estados Unidos

Repórter de GaúchaZH foi uma das selecionadas do projeto Jornalista de Visão, do Instituto Ling

Débora viaja para os Estados Unidos em janeiro - Divulgação

A repórter de GaúchaZH Débora Ely integra o grupo de seis comunicadores brasileiros que foram selecionados para bolsa de mestrado Jornalista de Visão. Em sua nona edição, o projeto, que é oferecido pelo Instituto Ling, financia profissionais de comunicação em temporadas de estudo no exterior. Neste ano, os países selecionados são Estados Unidos e Espanha. A profissional deixará a redação do veículo em janeiro do ano que vem por quatro meses para a pós-graduação CGEG/Briclab na Columbia University, em Nova York. Após o período de licença, a comunicadora deve continuar na mesma função no grupo de mídia.

A profissional, que é formada em Jornalismo pela PUC, disse estar muito animada com a chance. "Será uma oportunidade incrível de busca de conhecimento e crescimento profissional. Procuro sempre estar atenta às mudanças na sociedade e, neste mundo polarizado, essa pós-graduação será importante para melhor compreendê-las e traduzi-las para os leitores", falou ao Coletiva.net. No Grupo RBS, ela se dedica à cobertura de Política.

Ex-colega de Débora, a jornalista Letícia Duarte também foi selecionada pelo programa no edital anterior. Na ocasião, a comunicadora optou por deixar o Grupo RBS e passou um período na Califórnia estudando inglês. Em agosto próximo, ela iniciará o mestrado em Política e Global Affairs na mesma instituição de ensino nova iorquina.

O projeto Jornalista de Visão seleciona os candidatos com base em três pilares: indicações de executivos de veículos de mídia, perfil de liderança e bom desempenho acadêmico e profissional. A bolsa é reservada a quem está inserido em algum veículo de comunicação do País com, pelo menos, dois anos de experiência no mercado, e tenha de 25 a 35 anos. Também é necessário ser brasileiro nato, ter ensino superior completo, não ser filiado a nenhum partido político e comprovar fluência na língua inglesa.

Nas oito edições anteriores, o Jornalista de Visão distribuiu 62 bolsas de estudo. Ao todo, o projeto informa ter investido mais de dois milhões de dólares nos estudos de mestrados de jornalistas brasileiros. Além de Débora, também foram selecionados os profissionais Flávia Furlan e Talita Abrantes, da revista Exame; Flávio Tabak, do jornal O Globo; Gabriela Sá Pessoa, da Folha de S. Paulo; e Guilherme Ibraim, da CBN.

Comentários