Diário Gaúcho integra estudo sobre vocabulário de jornais populares

Projeto tem o objetivo de mostrar que as publicações podem ser utilizadas para o ensino da língua portuguesa

O jornal Diário Gaúcho integra um estudo sobre os padrões do vocabulário de jornais populares brasileiros para o ensino da língua portuguesa. A pesquisa é coordenada pela professora-doutora Maria José Bocorny Finatto, do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que visitou a redação nesta quarta-feira, 27, para mostrar um resumo com as primeiras considerações sobre as matérias publicadas no DG.
A docente destacou o excelente vocabulário de palavras utilizado e a riqueza dos textos, apesar da objetividade e concisão das reportagens. Para Maria José Finatto, esta é uma das razões do sucesso do jornal entre os leitores.
 Uma das propostas, segundo a professora, é mostrar que o Diário Gaúcho é um produto útil para ser utilizado para o ensino da língua portuguesa. Trata-se do primeiro grande estudo sobre a linguagem do jornalismo popular. O objetivo do trabalho é responder à pergunta "O que faz o texto do Diário Gaúcho ser como ele é?".
Segundo ela, os resultados dos estudos sobre o jornal poderão ser aproveitados para um futuro dicionário de português para estrangeiros, porque o DG oferece frases e uma linguagem mais simples. O projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Apoio à Pesquisa (CNPq) para execução em 2010 e 2011. Pesquisadores da área de Ciências da Computação criaram um programa específico para permitir a avaliação de todos os textos publicados no jornal.  Uma parte do trabalho pode ser conferida no site http://www6.ufrgs.br/textecc/equipe.php

Comentários