Dirigente vê saldo positivo na caravana dos jornalistas

Vice-presidente do sindicato representou o Estado em encontros com parlamentares em prol das PECs do diploma

Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e dos sindicatos regionais cumpriram agenda de contatos com políticos na última semana em Brasília. Com o objetivo de agilizar a tramitação para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restitui a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, o grupo reuniu-se com senadores e deputados. Os sindicalistas também visitaram o Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e a Universidade de Brasíla (UNB). "A caravana tem um saldo muito positivo. Há uma compreensão dos parlamentares sobre a importância do diploma. Agora precisamos mobilizar os Estados", avaliou o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Milton Simas.
Conforme Simas informou a Coletiva.net, tanto o presidente do Senado, José Sarney, quanto o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, prometeram colocar a pauta em votação ainda em abril. Nesta semana, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Brasília, Lincoln Macário Maia, e o diretor da Fenaj José Carlos Torves reúnem-se com o deputado Mendes Ribeiro Filho, vice-líder do PMDB, para também pedir seu apoio na votação da PEC.
No sábado, 26, os representantes dos sindicatos e da federação reuniram-se para tratar de questões como sindicalização de não-diplomados e a continuidade da luta pela volta do diploma. O grupo decidiu que as entidades continuarão negando a inscrição de não-diplomados. Como ação em prol do Dia do Jornalismo, que ocorre em 7 de abril, ficou definido que será feita uma mobilização junto aos parlamentares de cada estado. O objetivo é garantir a votação positiva das propostas.

Comentários