Dmae atrai jornalistas para mostrar obras do Pisa

Projeto socioambiental ajudará a resgatar balneabilidade do Guaíba

Na manhã desta quinta-feira, 8, um grupo de jornalistas convidado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) visitou os canteiros de obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), um programa de R$ 586 milhões que, quando concluído, no segundo semestre de 2012, aumentará a capacidade de tratamento de esgotos da cidade dos atuais 27% para 77% (veja www.portoalegre.rs.gov.br/socioambiental). O diretor geral do Dmae, Flávio Presser, se mostrou otimista em relação ao resultado final, que implicará na limpeza do Lago Guaíba, "resgatando gradativamente a balneabilidade de suas praias". 
A visita começou pelo canteiro de obras instalado na área do antigo Estaleiro Só, local em que está sendo montado o emissário subaquático de 12 quilômetros - o mais extenso do mundo, segundo o presidente do Dmae, Flávio Presser. Depois, o grupo seguiu para a Estação de Bombeamento (EBE) Cristal, ao lado do BarraShoppingSul, onde está sendo construído um mirante a ser inaugurado em agosto de 2012. A visita terminou na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Serraria, que terá uma capacidade de tratamento de 4.100 litros de esgoto por segundo. Só esta etapa tem um custo de R$ 140 milhões.
A visita foi acompanhada pela jornalista Angélica Ritter, coordenadora de Comunicação do Departamento, e pela relações-públicas Arianne Oliveira.

Comentários