Dois jornais perdem seus colunistas de Política

Burd deixa o CP e Bastos se afasta do JC, por coincidência no mesmo dia

A imprensa porto-alegrense vive um momento singular esta semana: num mesmo dia, a próxima sexta-feira, 1º de fevereiro, dois diários perderão seus colunistas de Política. O Correio do Povo ficará sem Armando Burd, que deixa o jornal para coordenar a Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado. No Jornal do Comércio, Carlos Bastos se afasta para ser o superintendente de Comunicação Social na Assembléia Legislativa a partir desta quinta-feira, 31.


Burd assinará a última coluna no CP na quinta-feira. Por enquanto, será substituído pela interina Taline Oppitz, repórter da editoria de Política. "Estamos procurando o substituto sem nenhuma pressa", disse a Coletiva.net o diretor de Redação Telmo Flor. Ele reconhece que a tarefa não é fácil porque, além de ser "um profissional de nível, de relevância para nossa empresa", Burd exerce uma função-chave, como editor de Política no CP e comunicador na Rádio Guaíba.


Telmo não revela nomes das sondagens já realizadas, mas o número um da lista era uma mulher, a jornalista Simone Iglesias, que descartou a possibilidade. Simone se destacou no próprio CP e há pouco menos de um ano assumiu como correspondente em Porto Alegre da Folha de S. Paulo. Esta semana, inclusive, deu um furo nacional, ao entrevistar um ex-agente uruguaio que afirma que o ex-presidente João Goulart foi morto por envenenamento a pedido do Brasil. A reportagem foi a manchete da edição de domingo da Folha e ocupou quatro páginas do jornal.


No Jornal do Comércio, o diretor de Redação, Pedro Maciel, disse exatamente o mesmo: não tem pressa nenhuma para encontrar o substituto de Carlos Bastos, que também se despede na quinta-feira. Um interino, ainda não definido, assumirá o espaço, e Pedro disse que dará atenção especial à questão quando voltar de férias, na segunda quinzena de fevereiro.

Comentários