Editor do JC online fala da missão de unir o impresso ao digital

Paulo Serpa Antunes destacou o uso das redes sociais na promoção do conteúdo jornalístico

Os desafios de incluir um veículo impresso no processo de evolução do digital nortearam a palestra de Paulo Serpa Antunes, do Jornal do Comércio, durante a Semana do Jornalista da ESPM. Com longa trajetória relacionada ao ambiente online, Paulo integrou a equipe que fez do digital uma realidade no dia a dia de Zero Hora e, mais tarde, do Jornal do Comércio. Em tempos de redes sociais, defendeu a importância do jornalista saber usar as novas mídias na promoção do conteúdo produzido nas redações.  "Vejo muitas pessoas que acham que a função de tornar o conteúdo produzido acessado é da empresa. Essa é uma visão defasada da profissão. Não há nada de errado em dizer: 'olha que legal essa matéria que eu fiz'", disse, se referindo ao compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.
Em fala dividida em três pontos de vista - mercado, editorial e profissional -, Paulo contou das dificuldades em lidar com a rapidez da evolução no digital e com o excesso de informação na web. "Vocês vão para a internet e irão encontrar uma quantidade enorme de informação parada. Vocês vão pinçar alguma coisa e isso vai mudar a vida de alguém'', explicou ao público acadêmico. Para ele, é importante para o profissional a experiência em diferentes mídias. "Hoje, se entende que o bom jornalista tem perfil multiplataforma", ressaltou.
A Semana do Jornalista da ESPM continua nesta terça-feira, 9, com o painel sobre ?Produção de Conteúdo? - o caso da Agência Cartola. Os palestrantes são os sócios Sebastião Ribeiro e Clarissa Ribeiro. As atividades que integram a programação têm cobertura de Coletiva.net.

Comentários