Editorial J também vai cobrir o domingo de votação

Estudantes irão acompanhar os desdobramentos do pleito, com produção de matérias e programas de rádio ao vivo

O domingo de eleições, 5, terá cobertura multimídia pelo Editorial J, laboratório de jornalismo convergente da Famecos. As matérias produzidas serão publicadas no  site do Editorial J, nas redes sociais, como Twitter e Facebook, e também haverá transmissões de rádio ao vivo, que contarão com convidados especiais. No Twitter, o trabalho terá parceria com Coletiva.net.
A cobertura está dividida em duas instâncias: com os alunos que virão à redação e serão pautados pelos professores e com os que enviarão matérias especiais do interior do estado. Estudantes que não integram a equipe do EditorialJ podem se candidatar a cinco vagas oferecidas a alunos da faculdade especialmente para esta atividade. A participação vale horas complementares, além de ser uma oportunidade de vivenciar a cobertura eleitoral. Todos os alunos podem participar utilizando a hashtag #votoj nas redes sociais. Segundo o professor Fabio Canatta, toda contribuição é válida, desde trânsito lento em determinada seção eleitoral até santinhos cobrindo as calçadas da cidade.
Esta é a segunda cobertura eleitoral que o Editorial J realiza durante os seus três anos de existência. A primeira acompanhou o pleito municipal de 2012, quando as reportagens publicadas no site obtiveram quase duas mil visualizações únicas apenas no domingo. A linha editorial - proposta pelos professores Alexandre Elmi, Fabio Canatta, Flávia Campos de Quadros, Ivone Maria Cassol, Marcelo Träsel, Tércio Saccol e Marco Villalobos - aposta em uma cobertura diferenciada, com pautas que não teriam espaço pautas na imprensa tradicional. "Em 2012, mandamos um repórter para observar in loco como ocorre a cobertura em várias redações. Essa pauta não seria realizada em uma cobertura convencional", afirma Canatta.
A eleição é uma das maiores coberturas jornalísticas e mais importantes para os veículos de comunicação. Canatta ressalta a importância de realizar essa atividade ainda na faculdade. "O aluno tem a oportunidade do primeiro contato com uma grande cobertura ordinária, além de poder exercer as atividades similares as de um repórter de um grande jornal, rádio ou emissora de televisão". 
Imagem

Comentários