Em 2008 no Coletiva.net: Estudante de Jornalismo supera paralisia e inova em monografia

Eduardo Purper venceu obstáculos e, hoje, atua como monitor na Comunicação da Universidade Tuiuti

O Túnel do Tempo relembra uma história marcada pela superação e determinação, quando faltam oito meses para os 20 anos de Coletiva.net. Há uma década, Eduardo Purper estava próximo de realizar um sonho: formar-se em Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista IPA. Em entrevista ao portal, Purper recorda que se tratou de uma cerimônia especial, pois foi a colação de grau da primeira turma deste curso na instituição. E, para alcançar o objetivo, precisou vencer as limitações impostas pela paralisia cerebral e o trabalho de conclusão de curso.

Dudu, como era chamado pelos colegas, defendeu a monografia intitulada 'Análise Semiológica de Narrações de Futebol'. A pesquisa foi apresentada em áudio, em virtude de suas dificuldades para escrever e digitar. "Na entrega e na apresentação, vivenciei os mesmos desafios de qualquer estudante, apesar do processo ser diferente", contou. Depois de graduado, ele assumiu a vaga de técnico do laboratório de áudio no IPA. Desta forma, atuou como tutor dos alunos na realização das atividades das disciplinas voltadas para a produção de rádio.

Atualmente, trabalha na Universidade Tuiuti, no Paraná, conhecida, segundo ele, pelo intenso trabalho de inclusão social. No local, é monitor dos professores do curso de Comunicação e da TV comunitária. Sua função consiste em ajustar os roteiros escritos pelos estudantes antes de entregá-los para os docentes e coordenadores. Ele faz questão de destacar que inserir é diferente de incluir. "A inclusão é você reconhecer a capacidade da pessoa e saber como que ela vai poder contribuir para com a sociedade. É uma via de mão dupla", ponderou.

Confira a notícia na integra publicada em 23 de junho de 2008: Superação no Jornalismo

Portador de paralisia cerebral desde o nascimento, o estudante de Jornalismo do IPA Eduardo Purper mostra superação para todo o Brasil. 
O aluno apresenta seu trabalho de conclusão de curso de forma inédita: todo gravado em áudio. Recebe a nota máxima e ganha repercussão nacional.

Essa matéria foi produzida pelos estagiários do Multiverso - Laboratórios e Agências Experimentais dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Metodista IPA.

Comentários