Em protesto, jornalistas pedirão melhores condições de trabalho

Ação dá continuidade à campanha da categoria, que busca reabrir as negociações sobre o acordo coletivo

Em continuidade às ações do movimento liderado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado, que buscam a valorização da categoria, um protesto foi marcado para quarta-feira, 17. A partir das 12h, os profissionais se reunirão na Esquina Democrática, no Centro da Capital, para clamar por melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Para aqueles que não puderem comparecer, a entidade pede que, no mesmo dia, vistam preto, em sentido de luto e como forma de demonstrar indignação.
Desde junho, o sindicato negocia com as entidades patronais o acordo coletivo da categoria, sem obter respostas positivas quanto às propostas feitas. Na última reunião, jornalistas decidiram não aceitar proposta de reajuste encaminhada, que era de R$ 1.685 para a Capital e de R$ 1.420 para o Interior.  Com o objetivo de dar visibilidade à situação enfrentada, uma campanha ganhou as redes sociais nesta segunda-feira, 8. Com o uso da hashtag 'OTrabalhoDo JornalistaValeMais', o assunto ficou entre os mais comentados no Twitter.
As ações devem seguir até que os sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão e dos Proprietários de Jornais e Revistas do Rio Grande do Sul reabram as negociações. A judicialização do acordo também não está descartada.

Comentários