Entidade cria banco de reportagens investigativas da América Latina

Trabalho veiculado em Zero Hora está entre os destacados

Banco de reportagens | Crédito: Reprodução
O Instituto de Imprensa e Sociedades (IPYS, na sigla em espanhol) criou o primeiro Banco de Investigações Jornalísticas da América Latina (BIPYS). Com apoio da Ford Foundation, Open Society e Unesco, a iniciativa online compila 300 investigações jornalísticas latino-americanas de destaque, premiadas e finalistas ao Prêmio Latino-americano de Jornalismo Investigativo, implementado pela entidade há três anos.
Temas como corrupção, mau uso de recursos públicos e direitos humanos estão entre os mais recorrentes nas reportagens do banco. Um dos trabalhos apresentados é de Zero Hora, que, em 2012, acompanhou o destino de mais de 100 crianças que haviam saído do reformatório. A reportagem mostrou que a maioria morreu em crimes e menos de 5% se reabilitou.
A plataforma apresenta a publicação original de cada notícia, a metodologia utilizada para sua elaboração, entrevista com o autor, além de detalhes sobre decisão editorial, recursos utilizados e dificuldades encontradas. A cada semana, o BIPYS colocará à disposição um grupo de notícias que poderão ser acessadas sem a necessidade de inscrição.
O endereço do banco é www.bipys.com.

Comentários