Estudo aponta quais são as principais fontes dos jornalistas

Pesquisa realizada pela PR Newswire teve a contribuição de cerca de 300 profissionais

A PR Newswire, empresa líder em serviços de comunicação, pertencente ao grupo londrino UBM plc, disponibilizou o resultado da pesquisa 'Quais são as Principais Fontes de Informação para os Jornalistas Brasileiros', que ouviu cerca de 300 profissionais de todo o País. Os participantes foram convidados a indicar com notas de 1 a 8 a frequência com que utilizavam determinadas fontes. O primeiro lugar do ranking ficou com a própria fonte de informação (com média de 5.9), seguida de notas exclusivas (5.2). O press release, no entanto, demonstrou que segue com força entre os profissionais de imprensa, com média de 4.9. Em seguida, aparecem agências de notícias (4.6) e outros veículos como sites e blogs (4.4).
O estudo apurou ainda que 41% dos entrevistados confiam no conteúdo de press release. O acesso à informação por essa via acontece prioritariamente por e-mail (em 95,26% dos casos), mas a busca por conteúdo em sites e blogs como forma de abastecimento de pauta também passou a ser tendência nas redações. Ainda de acordo com o relatório, 63% dos jornalistas gastam até 4 horas com apuração e levantamento de pautas. A opção 'mais de 10 horas', que corresponderia a um dia de trabalho inteiro na rua, foi escolhida somente por 7,49% dos entrevistados, ficando em último lugar.
Quando saem da redação, os jornalistas dão preferência para coletivas de imprensa físicas (21,48% participam sempre e 53,13%, às vezes), salas de imprensa físicas (22,66% frequentam sempre e 58,20%, às vezes) e press trips (46,88% indicaram a opção às vezes). As salas de imprensa e coletivas de imprensa virtuais ainda são vistas com resistência pelos profissionais: 64,45% nunca acessam as salas virtuais e 48,83% nunca participam de coletivas online, contra 34,38% que o fazem às vezes.
As entrevistas, via questionário online, foram realizadas entre 14 e 28 de outubro. "Para a PR Newswire é importante observar que os jornalistas brasileiros utilizam o press release como fonte primária. Os releases são a matéria-prima do nosso negócio e é muito interessante para nós perceber que os profissionais estão cada vez mais engajados aos recursos multimídia e também ao universo as mídias digitais, o que nos permite pensar em novos produtos e serviços para este público", destaca Janaina Weigel, diretora de Relacionamento com a Mídia e Marketing da PR Newswire.
Esta é a terceira iniciativa da empresa no segmento de pesquisas. No ano passado, a PR Newswire realizou um levantamento para descobrir o que o jornalista brasileiro espera do futuro da profissão. Para conferir os resultados completos da pesquisa, clique aqui.

Comentários