Fake news, redes sociais e Jornalismo pautam curso do Instituto Ling

Evento será ministrado pelas jornalistas Thaís Furtado e Taís Seibt

Thaís Furtado e Taís Seibt - Montagem/Coletiva.net

O curso que será promovido pelo Instituto Ling pautará temas como fake news, redes sociais e Jornalismo. Ministradas em dois encontros pelas jornalistas Thaís Furtado e Taís Seibt, as aulas têm como proposta identificar notícias falsas, como elas surgem e como as mídias sociais interferem na prática do Jornalismo. Os encontros também buscarão proporcionar uma reflexão sobre como são construídas as notícias por jornalistas e qual será o futuro da categoria. As palestras acontecerão nos dias 16 e 23 de maio, das 19h30 às 21h30, na sede do instituto (rua João Caetano - 440), em Porto Alegre.

No primeiro dia, a pauta será baseada no tema notícias. Nesta primeira aula, a dupla de jornalistas debaterá sobre o que é notícia, quais os critérios de noticiabilidade e o que é valor-notícia. Na segunda aula, elas falarão sobre o impacto das mídias sociais no Jornalismo, sobre o fenômeno das fake news e como identificá-las. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/cursos/fake-news-redes-sociais-e-jornalismo.html.

Thaís Furtado é jornalista, doutora em Comunicação e Informação e mestre em Letras - Análise do Discurso, ambos pela Ufrgs. Ela foi subeditora da revista Veja, de São Paulo, e, chefe da sucursal em Porto Alegre, além de ter atuado como editora de Zero Hora. Atualmente, é professora do curso de Jornalismo da Ufrgs.

Taís Seibt, por sua vez, também é jornalista, doutoranda em Comunicação e Informação pela Ufrgs e mestre em Comunicação pela Unisinos. Foi repórter e editora no jornal Zero Hora e trabalhou como freelancer para veículos como BBC Brasil e O Estado de São Paulo. Hoje, desenvolve o projeto Filtro Fact-checking, na ONG Pensamento.org.

Comentários