Farol Jornalismo produz cartilha para comunicadores sobre assédio online

Conteúdo visa a sensibilizar veículos, empresas de tecnologia e entidades ligadas à área

Reprodução

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou uma cartilha com orientações para os profissionais da comunicação de como lidar com o assédio online. O conteúdo foi produzido pelos jornalistas Marcela Donini e Moreno Osório, do Farol Jornalismo, com supervisão da diretoria da entidade nacional. De acordo com o diretor da associação, Marcelo Träsel, o documento foi pensado para ajudar os profissionais durante o período eleitoral, quando, acredita, haverá um aumento do abuso virtual à imprensa.

No material, disponível para download, há orientações práticas para lidar com ataques na web, além de recomendações que prezam pela privacidade dos profissionais e por um uso consciente das redes sociais. A entidade entende que registrar na polícia comportamentos abusivos e buscar seus direitos na Justiça são meios de mostrar aos agressores que há consequências para a violência exercida também na internet.

Foram consultados especialistas em segurança digital, segurança de jornalistas, crimes cibernéticos, gestão de crise, além de advogados, entre outras fontes. Também foram ouvidos repórteres e editores que já passaram por situações invasivas online no exercício da profissão.

Comentários