Forbes e New York Times investem em inteligência artificial e voz

Veículos estão entre as empresas de comunicação que anunciaram a adoção dos recursos

Outros veículos também utilizam recursos - Reprodução

O New York Times e a revista Forbes anunciaram que farão uso de inteligência artificial e assistentes de voz. O impresso, por exemplo, já passou a testar o resumo de notícias diárias via Alexa, da Amazon, e a habilitação do serviço deve ser feita diretamente pelos usuários. Uma vez liberados, devem apenas pedir "Alexa, quais são as notícias?". Nas sextas-feiras, o NYT também oferecerá um quiz aos usuários sobre as notícias da semana e, aos domingos, um resumo do noticiário.

Além disso, terão listas como, por exemplo, de lugares para conhecer ou recomendações de música. Para a editora-assistente do NYT, Monica Drake, este é o início de uma nova maneira de utilizar a tecnologia de voz não só na oferta de conteúdo, mas também em outras formas de produtos e serviços.

Os jornalistas da Forbes, por seu turno, passarão a testar o sistema de inteligência artificial ao escreverem textos e desenvolverem processos de apuração. Dentre as ações propostas está a contextualização de uma história com links e o que já foi escrito sobre o tema, informações que serão implementadas pelo sistema. Ainda, a IA poderá ajudar na seleção de imagens que melhorem a audiência da matéria.

Outros veículos que já testaram o uso de inteligência artificial em seus processos são The Washington Post, The Associated Press e Los Angeles Times.

Comentários