Gaúchos estão entre os finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo

Vencedores deste ano serão conhecidos no próximo dia 9 de dezembro

Os gaúchos Eliane Brum, Higino Barros, Iara Lemos, Itamar Melo e Patrícia Rocha estão entre os finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo. As comissões de seleção do concurso estiveram reunidas nos últimos dias 3, 4, 5 e 6, no Rio de Janeiro, para indicar os trabalhos que concorrerão à premiação em 11 categorias de mídia impressa, e aos dois prêmios principais (um para jornais/revistas e outro para a televisão). Os vencedores deste ano nas diversas categorias, inclusive o prêmio principal, e o vencedor do Prêmio Esso de Telejornalismo serão conhecidos no próximo dia 9 de dezembro, durante cerimônia de premiação a ser realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio. 


Eliane concorre nas categorias Reportagem e, também, Informação Científica, Tecnológica e Ecológica, com "Suicídio.com" e "A Enfermaria entre a Vida e a Morte", ambos publicados na revista Época. Barros, juntamente com sua equipe, concorre ao Prêmio Esso de Informação Econômico, com o trabalho "Desemprego Zero", publicado no jornal O Globo. Já Iara foi classificada na categoria Interior pela matéria "No coração do Haiti", publicada no Diário de Santa Maria. Itamar Melo e Patrícia destacaram-se no Prêmio Esso Regional, com o trabalho A Epidemia do Crack, publicado no jornal Zero Hora. 


A escolha final dos vencedores de jornais/revistas caberá a uma Comissão de Premiação especialmente constituída para esse fim, e a designação do vencedor no telejornalismo competirá a uma Comissão de Julgamento com cinco integrantes. A indicação da foto vencedora do Prêmio Esso de Fotografia será feita via Internet por uma Comissão Especial de 50 jurados que votarão em um dos cinco trabalhos selecionados e adiante indicados.  Como em anos anteriores, todos os trabalhos de texto inscritos foram digitalizados e disponibilizados aos jurados através de site na Internet. O serviço de digitalização de mais de seis mil páginas e a criação do site foi executado pela empresa DocPro.


Para selecionar os 38 trabalhos finalistas, as comissões examinaram 533 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 174 trabalhos fotográficos; 188 trabalhos de criação gráfica em jornal, 92 trabalhos de criação gráfica em revista e 103 primeiras páginas de jornal, além de 88 trabalhos de telejornalismo e 4 inscrições ao Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa, totalizando 1.182 trabalhos. 

Comentários