Gaúchos estão entre os jornalistas mais admirados

Caco Barcellos, Eliane Brum, Milton Jung e Patrícia Poeta figuram em ranking do Jornalistas&Cia

Ricardo Boechat e Miriam Leitão são os jornalistas brasileiros mais admirados, segundo ranking do informativo Jornalistas&Cia, em parceria com a Maxpress. O levantamento resulta de pesquisa inédita, feita com executivos de Comunicação Corporativa de todo o Brasil, que aponta, entre os mais de 55 mil profissionais em atividade, 'Os cem mais admirados jornalistas brasileiros'. No Top 10 da lista ainda estão Elio Gaspari, William Waak, William Bonner, Carlos Alberto Sardenberg, Mino Carta, José Hamilton Ribeiro e os gaúchos Caco Barcellos e Eliane Brum. Do Rio Grande do Sul, também figuram no ranking Milton Jung e Patrícia Poeta.
O estudo contou com três meses de preparação, dois turnos de votação, um colégio eleitoral com cerca de 2.100 nomes, e quase 700 votos. O desempenho superou as expectativas dos organizadores, uma vez que a participação é voluntária. Na primeira votação, foram selecionados 246 nomes para serem votados em segundo turno. Os pontos obtidos nas duas etapas foram somados para dar origem ao resultado final. A participação neste turno final foi maior, chegando a quase 700 votos.
Ao longo das últimas semanas, Boechat e Miriam revezaram-se na liderança. Os números finais apontaram uma ligeira vantagem para Boechat, que chegou aos 3.640 pontos, contra 3.580 de Miriam. Na lista dos finalistas, divulgada no início de setembro, também apareciam Humberto Trezzi, de Zero Hora; Eugênio Esber, da Revista Amanhã; e Giovani Grizotti, da RBS TV.

Comentários