Gaúchos vencem Esso Especial de Telejornalismo

Reportagem sobre a farra dos vereadores deu o prêmio aos profissionais da RBS TV

Os gaúchos Giovani Grizotti, Laura Nonohay, Jonas Campos e Sérgio Pavanello, da RBS TV, venceram o Prêmio Esso Especial de Telejornalismo, com o trabalho "A farra dos vereadores turistas". Durante duas semanas, a equipe da RBS infiltrou-se entre vereadores que iriam participar de dois supostos cursos de qualificação, em Santa Catarina, e constatou que as viagens, custeadas com dinheiro público e destinadas a congressos e seminários, na verdade, serviam para diversão dos vereadores. O trabalho levou ao banco dos réus 18 vereadores, todos acusados de improbidade administrativa. Na etapa regional, venceram os jornalistas Carlos Etchichury e Nilson Mariano, com o trabalho "O novo retrato do Pampa", publicado em Zero Hora.


O Prêmio Esso de Jornalismo 2006 foi conquistado pela jornalista Conceição Freitas, do jornal Correio Braziliense, com o trabalho "Amores possíveis", no qual relata 10 histórias de amor sobre o relacionamento entre pessoas portadoras de deficiências, socialmente apartadas ou simplesmente incomuns, como cegos, surdos, mudos, pacientes de clínica psiquiátrica, prisioneiros e mendigos, entre outras.


Os vencedores foram conhecidos ontem à noite, em festa realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, à qual compareceram cerca de 500 convidados. Ao todo, foram conferidas 15 premiações, 12 das quais destinadas a contemplar trabalhos da mídia impressa, além do prêmio especial de telejornalismo e de duas distinções de "Melhor Contribuição à Imprensa em 2006".


Todos os vencedores tiveram seus trabalhos escolhidos de uma lista de 38 finalistas previamente selecionados de um total de 1.172 trabalhos inscritos, sendo 572 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 162 trabalhos fotográficos; 217 trabalhos de criação gráfica em jornal, 63 trabalhos de criação gráfica em revista e 89 primeiras páginas de jornal, além de 63 trabalhos de telejornalismo e 6 inscrições ao Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa.

Comentários