Guerras e Tormentas é lançado nesta quinta-feira

Livro de Rodrigo Lopes detalha coberturas internacionais realizadas pelo repórter

O furacão Katrina, que inundou em 2005 a cidade de New Orleans, Estados Unidos; o terremoto no Haiti, que matou 200 mil pessoas no país mais pobre das Américas; e duas guerras, no Líbano, em 2006, e na Líbia, em 2011. As consequências destas tragédias internacionais estão relatadas no livro 'Guerras e Tormentas - Diário de um Correspondente Internacional'', assinado pelo repórter do Grupo RBS Rodrigo Lopes. A apresentação será realizada nesta quinta-feira, 18, na Livraria Cultura, do Bourbon Country (Avenida Túlio Rose, 100), a partir das 19h30.
O enviado especial da RBS explicou ao Coletiva.net que a ideia do livro surgiu com a vontade de detalhar os bastidores das coberturas já realizadas, relatando histórias e curiosidades pessoais vividas pelo jornalista. A emoção de ver a história acontecer diante de seus olhos, as dificuldades para ingressar em um país sitiado, a terra sumindo dos pés em meio a um terremoto. Todos esses fatos são relatados com detalhes nas 320 páginas de 'Guerras e Tormentas'. A primeira cobertura relatada na obra é a eleição na Argentina, em 2003, que rendeu a Rodrigo "o reconhecimento mais importante" da carreira: o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, entregue em Madri, pelo rei Juan Carlos.
Aos 32 anos, Rodrigo Lopes é jornalista formado pela Ufrgs, tem especialização em Jornalismo Ambiental, pelo International Institute for Journalism, de Berlim, e em Jornalismo Literário, pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Como enviado especial do Grupo RBS, cobriu mais de duas dezenas de episódios internacionais. Atualmente, é repórter multimídia do grupo, onde trabalha há 15 anos.
Imagem

Comentários