Indenização a fotógrafo e mapa da mídia são destaque no Boletim da ARI

Tambor da Aldeia também registra fuga de jornalista venezuelano após sofrer ameaças

O Tambor da Aldeia, publicado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), registrou a negativa da indenização ao fotógrafo Sérgio Silva por parte da 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O profissional perdeu a visão do olho esquerdo ao ser atingido por uma bala de borracha durante as manifestações em 2013. Outro destaque é a divulgação do 'Monitoramento da Propriedade da Mídia no Brasil' pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e pelo grupo Intervozes.

O documento traz informações sobre quem são os principais responsáveis pelos órgãos de imprensa do País e suas atuações em outros setores da economia. O estudo também mostra o nível de concentração da propriedade dos meios de comunicação locais. A investigação durou quatro meses, abrangendo os 50 veículos de comunicação com maior audiência no Brasil e os 26 grupos econômicos que os controlam.

Na seção Pelo Mundo, foi destaque no boletim da ARI a fuga do jornalista Jesús Medina, que deixou a Venezuela devido a ameaças contra ele e sua família em função de seu trabalho. No início do mês, ele ficou desaparecido por dois dias, o que ele qualifica como um sequestro que resultou de sua reportagem sobre como a prisão de Tocorón, no norte do país, é supostamente controlada pelos presos que cumprem pena no local.

A ARI (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários