Joabel Pereira deixa Guaíba para assessorar a governadora

Aos 59 anos, o jornalista assumiu a função nesta quinta-feira

O jornalista Joabel Pereira é o novo assessor de imprensa da governadora Yeda Crusius. Nesta quarta-feira, 9, o profissional deixou o programa "Agora", da Rádio Guaíba, para se dedicar ao desafio. Experiente e conhecedor dos dois lados do balcão, com desempenho reconhecido tanto em veículos de comunicação quanto em assessorias de imprensa, Joabel vai cuidar da comunicação da governadora do Estado. Aos 59 anos, o jornalista natural de Lagoa Vermelha promete realizar esta tarefa "de forma pessoal, direta e em todos os movimentos". Ontem Joabel se despediu da Rádio Guaíba e hoje assumiu as novas atividades junto à governadora. 


A experiência em assessoria começou no próprio Palácio Piratini, em 1986, quando assumiu a editoria de rádio, no governo Pedro Simon, permanecendo durante a administração Alceu Collares. Mas foi no Judiciário que o trabalho de Joabel marcou um momento de abertura do Tribunal. Antes, no Tribunal Regional Eleitoral, não foi apenas o primeiro assessor de Comunicação Social, como também o responsável por um novo tempo na relação entre magistrados e veículos, aproximando, orientando e funcionando como um "assessor de dupla militância", que pavimentou uma harmonia que hoje está consolidada. 


A mesma trajetória se deu ao assumir a Comunicação Social do Tribunal de Justiça, em 2002. Ali acabou com os "vetos" a jornalistas e com a catalogação de "nossos" e "contras", criando programas de televisão que não apenas tiraram o Judiciário estadual da clausura jurídica, como serviram de exercício na relação com os profissionais da imprensa, num "mídia training prático", substituindo a dura comunicação dos relatórios escritos por dinâmicos áudio-visuais, que passaram a ser referência e utilização em todo o judiciário brasileiro.


Joabel Pereira, que em 2007 foi perfilado por Coletiva.net, considera a volta ao Palácio Piratini mais um desafio. "Algo que desperta todos os sentidos e emoções", descreve, acrescentando acreditar que Yeda Crusius tem tudo para realizar um grande governo, "por não escamotear a "verdade, onde a realidade substitui as fantasias, com reconhecida coragem para fazer". 

Comentários