Jornal JÁ prepara edição especial impressa

Publicação com tiragem de 2 mil exemplares apresentará a cobertura do veículo no Fórum Social Temático

Com uma equipe formada por cinco voluntários, o Jornal JÁ acompanhou o Fórum Social Temático, que ocorreu no Rio Grande do Sul na última semana. O resultado da cobertura será publicado em edição especial impressa, que circulará com tiragem de 2 mil exemplares, que incluirá venda em bancas da Capital. "Foi uma cobertura difícil, pois é um evento dinâmico, com pessoas de muitos lugares diferentes", avaliou o diretor do JÁ, Elmar Bones, em entrevista ao Coletiva.net. A publicação impressa, que apresentará uma linha do tempo sobre os fóruns, especialmente as edições realizadas em Porto Alegre, deverá ficar concluída nesta quinta-feira, 2.
O jornalista explicou que a equipe cobriu cerca de três eventos por dia, dos 700 espalhados por Porto Alegre e Região Metropolitana: "Este tipo de evento está se desenvolvendo no Estado. É uma cultura própria do século 21, então também estamos aprendendo junto", disse Elmar. Ele ainda destacou sua percepção sobre a movimentação das pessoas que participaram do Fórum Social. Para ele, as redes sociais têm muita influência em eventos como este. "Teve um encontro sobre Economia Solidária onde pudemos notar pessoas de toda América Latina, que vivem as mesmas realidades, trocando ideias", analisou, destacando que, por ser descentralizado, o FST acaba por dar pequenos, mas múltiplos efeitos.
Elmar, que recentemente concedeu entrevista ao portal Sul21 sobre o Jornalismo praticado na atualidade, fez questão de detalhar o momento vivido pelo jornal: "O fato é que o JÁ está com circulação suspensa, sim, mas para um período de reorganização", esclareceu. A ideia da criação da cooperativa de leitores é, para ele, a prova da reestruturação do veículo. O projeto cooperativista permanece em avaliação, e o jornalista disse aguardar o final do período de férias para dar andamento jurídico a ele. Após esta fase, nova reunião com os interessados deverá ser marcada.

Comentários