Jornalista comandará Representação gaúcha em Brasília

Fernando Guedes está na capital federal desde 1980

O jornalista gaúcho Fernando Guedes, que foi nomeado nesta segunda-feira chefe do escritório da Representação do Rio Grande do Sul em Brasília, passou a tarde desta terça-feira, 15, em Porto Alegre. No Palácio Piratini, reuniu-se, logo depois do meio-dia, com a governadora Yeda Crusius e, após, foi ciceroneado pela jornalista Sandra Terra (principal articuladora em comunicação da campanha de Yeda ao governo do Estado, e atualmente cotada para assumir a área de comunicação), em sua permanência na Capital.


Fernando Guedes realizou os exames médicos exigidos para assumir o cargo. Radicado na capital federal desde 1980, tem experiência "relativamente grande em Brasília", como ele mesmo disse a Coletiva.net. "Meu trabalho lá será ajudar a governadora a manter o governo funcionando bem e fazendo o Estado crescer", declarou, ao definir suas responsabilidades em representar o Rio Grande do Sul na capital federal. Ele assume o lugar de Marcelo Cavalcante, que pediu demissão por conta de uma carta que recebeu de Lair Ferst, acusado de ser lobista implicado na fraude do Detran.  


Formado pela PUC em Porto Alegre , Fernando Guedes atuou na então TV Difusora (hoje Band) e no extinto jornal Folha da Manhã. Esteve ainda na Rádio Guaíba e na então TV Gaúcha, atual RBS TV. Foi editor e chefe de redação da TV Globo na capital federal, com passagens pelas sucursais do Jornal do Brasil e O Globo, Correio Braziliense, SBT e TV Record. Em 1989, coordenou a equipe de jornalismo da campanha do então senador Mário Covas para Presidência da República. Em 1991, integrou a equipe de brasileiros que esteve em Angola, logo após o primeiro acordo de paz, chefiando o trabalho de modernização da emissora estatal de televisão angolana.  


Na campanha presidencial de 2006, dirigiu a assessoria de imprensa do comitê central de Geraldo Alckmin na campanha à Presidência da República e, ano passado, assessorou a liderança do PSDB na Câmara dos Deputados. Mais recentemente, estava negociando contratos para atuar em algumas campanhas e assessorias políticas quando recebeu o convite da governadora Yeda.  

Comentários