Jornalista destaca transparência do governo alemão

Rodrigo Lopes retornou há poucos dias do seminário "Alemanha Hoje"

Convidado pelo Governo da Alemanha e pelo Instituto Goethe, o jornalista do Grupo RBS Rodrigo Lopes retornou há poucos dias de uma viagem de estudos para conhecer a cultura e a história alemã. O repórter participou por três semanas do 'Seminário Alemanha Hoje' e visitou diversos pontos turísticos da região. O curso foi destinado a 11 jornalistas, sendo sete do Brasil, dois da Angola e dois de Moçambique - Rodrigo foi o único gaúcho a integrar o grupo.
Entre os locais conhecidos pela turma, o repórter destacou ao Coletiva.net  o Ministério de Relações Exteriores, o Sindicato dos Trabalhadores e alguns veículos de imprensa, como a emissora de TV Deutsche Welle e a revista Der Spiegel, além de jornais e rádios. Outro aspecto que chamou a atenção de Rodrigo foi a transparência com que se relacionam mídia, governo e sociedade. Ele explica que, uma vez por semana, os porta-vozes de cada ministério têm que comparecer à Associação de Imprensa para ficar à disposição de possíveis questionamentos dos jornalistas.
Durante o período em que esteve fora, Rodrigo manteve atualizada a coluna Mundo, de Zero Hora dominical, e o blog que leva seu nome. Além disso, com a paralisação do sistema aéreo da Alemanha causada por um vulcão na Islândia, o repórter fez inserções ao vivo na Rádio Gaúcha. "A política pública de lá é um exemplo para o mundo. A harmonia e respeito com que vivem pedestres, automóveis e ciclistas foi outra coisa que me chamou muito a atenção", analisou.
Imagem

Comentários