Jornalistas promovem ato público na Esquina Democrática

Sindicato montará uma tenda no local para marcar os dois anos da não exigência do diploma para exercício da profissão

Logo mais, a partir das 12h, o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul fará um ato público na Esquina Democrática - no cruzamento da Rua dos Andradas com a Avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre. A iniciativa marca os dois anos da decisão do Supremo Tribunal Federal de extinguir a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Representantes da entidade, profissionais, estudantes e simpatizantes foram convidados a participar da ação, com distribuição de material de repúdio à decisão. Junto com o jornal Versão dos Jornalistas, os manifestantes entregarão uma carta explicativa, que relata a situação da categoria.
"Lamentamos a chuva, mas mesmo assim contamos com o maior número de pessoas, pois este é um ato da sociedade, não apenas dos jornalistas", afirmou o presidente do Sindicato, José Nunes, ao portal Coletiva.net. Ele disse ainda que a decisão do STF equivale a negar a educação no País.
Na última quarta-feira, 15, Nunes esteve em Brasília, representando o Rio Grande do Sul em uma mobilização promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A ideia foi reforçar os contatos com os parlamentares do Congresso Nacional para solicitar a aprovação da PEC do Diploma. Conforme o presidente, o relator da proposta, deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE), confirmou o apoio lembrando que o texto foi aprovado em todas as etapas e só aguarda a votação no plenário. "A única maneira de valorizarmos nossa profissão é garantindo a inclusão da atividade na Constituição Federal", concluiu Nunes.

Comentários