Leitura de notícias e de e-mail é principal uso de tablets

Pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta sucesso da combinação do aparelho com a oferta de conteúdo jornalístico

Estudo realizado por Pew Research Center, nos Estados Unidos, indica que 53% dos usuários de tablet acompanham notícias diariamente. A leitura de e-mails abrange 54% do total. Além disso, de acordo com a pesquisa, houve aumento no tempo dedicado à leitura de notícias com o uso do aparelho - isto ocorreu com 30% dos usuários. Igual percentual afirmou buscar mais fontes de notícias do que costumavam utilizar.

Contrariando previsões iniciais, textos longos despertam interesse similar às manchetes na leitura de notícias. Os aplicativos jornalísticos ainda representam 30% do consumo de notícias, mas reúnem leitores ávidos por conteúdo, que apresentam tempo de uso, número de fontes pesquisadas e acesso diário acima da média. O tablet também favoreceu a leitura ocasional. Nove em 10 usuários habituados a textos longos afirmaram ter lido notícias que não procuravam.

A disposição para pagamento de conteúdo, no entanto, continua sendo um desafio. Apenas 14% dos usuários ouvidos no levantamento pagavam por acesso exclusivo no aparelho. Outros 23% haviam recebido o direito de uso a partir de um pacote combinado com a versão impressa. A maior parte - 79% - dos não pagantes afirmou que não contrataria serviços caso o pagamento fosse a única forma de acesso às notícias. A pesquisa, feita em parceria com o grupo The Economist, ouviu 1.159 donos de tablets e 849 pessoas com hábito de leitura no aparelho.

Comentários