Luiz Cláudio Cunha vem falar sobre jornalismo e corrupção

Jornalista é o convidado do próximo Diálogos da Comunicação, em Caxias do Sul

Luiz Cláudio Cunha | Crédito: Ichiro Guerra
O jornalista Luiz Cláudio Cunha abordará o tema "O papel do Jornalismo na luta contra a corrupção no Brasil", na próxima segunda-feira, 29. Ele será o palestrante do 8º Diálogos da Comunicação, reunião-almoço realizada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) - Seccional Serra Gaúcha. Será a partir do meio-dia, no Restaurante Sica (Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Jardim América, Caxias do Sul).
Natural de Caxias do Sul, o jornalista começou a carreira como repórter e teve passagens pelas redações de Zero Hora, Estadão, Jornal do Brasil, O Globo, Correio Braziliense, Diário da Indústria e Comércio, revistas Veja, Istoé, Playboy e Afinal. Ganhador de vários prêmios jornalísticos, cobriu episódios políticos marcantes da história recente do Brasil e escreveu sobre crimes contra os direitos humanos realizados pelas ditaduras militares no Cone Sul. Na década de 70, foi também dirigente da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal).
Dentre seus trabalhos, está a série de reportagens realizada entre 1978 e 1980, sobre o "Sequestro dos Uruguaios", uma ação de militares brasileiros e uruguaios para a prisão de ativistas do país vizinho em Porto Alegre, no âmbito da clandestina Operação Condor. O trabalho, realizado em conjunto com o fotógrafo J.B. Scalco e a equipe da sucursal gaúcha da Veja, rendeu-lhe o prêmio principal do Esso de Jornalismo de 1979. Em 2008, lançou o livro "Operação Condor: o Sequestro dos Uruguaios: uma reportagem dos tempos da ditadura", que recebeu os prêmios Jabuti, Vladimir Herzog e Casa de Las Américas, em Havana, Cuba. Em 2011 recebeu o título de ?Notório Saber em Jornalismo?, o primeiro concedido pela Universidade de Brasília (UnB) em meio século de existência.
Os valores variam de R$ 52 a R$ 81,00. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3218-8042 e (54) 3218-8061.

Comentários