Lutas e eventos marcaram o Dia do Jornalista

Fenaj aproveita a data para divulgar reivindicações dos profissionais da categoria

No Dia do Jornalista, que se comemora hoje, e no ano em que se registra o bicentenário da imprensa no Brasil (em junho), a Federação Nacional dos Jornalistas aproveita a oportunidade para divulgar a luta e reivindicações dos profissionais da categoria. As batalhas da Fenaj são por uma nova Lei de Imprensa e a convocação da Conferência Nacional de Comunicação. Em reunião realizada na semana passada em Florianópolis, a diretoria começou a articular pronunciamentos de representantes da entidade na Câmara dos Deputados e no Senado. Segundo o presidente da Federação, Sérgio Murillo de Andrade, a orientação é para que os sindicatos busquem espaços nos legislativos estaduais e municipais para ampliar o movimento. 


Murillo destaca que a definição da Executiva da Fenaj em abordar a Lei de Imprensa e a Conferência Nacional de Comunicação deve-se ao momento favorável à ampliação do debate sobre os dois temas. Após o STF vetar, em fevereiro, diversos artigos da Lei 5.250/67, a Lei de Imprensa, criou-se um clima propício para esta discussão. "Há quase duas décadas defendemos a aprovação do PL 3.232/92, que possibilita regular democraticamente as relações da mídia e dos jornalistas com a sociedade", argumenta. Quanto à Conferência de Comunicação, Murillo sustenta que, para os jornalistas, é um dos pilares do processo de democratização da comunicação no Brasil que não pode mais ser adiado.


Outra luta é pela reativação do Conselho de Comunicação Social (CCS), órgão auxiliar ao Senado que esteve desativado em 2007. Atendendo a requerimento do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, o Conselho de Representantes da Fenaj aprovou, na última terça-feira, 29, a indicação do diretor da Fenaj e coordenador do FNDC, Celso Schröder, e do professor Murilo César Ramos, da UnB, para compor o CCS. A Fenaj pretende, também, colaborar na indicação de outros representantes da sociedade civil para o CCS.

Comentários