Mesma entrevista em ZH e Opera Mundi gera polêmica

Textos não deixavam claro que conteúdo não era exclusivo

Uma entrevista concedida pelo presidente paraguaio deposto Fernando Lugo provocou manifestações de leitores após ser publicada em Zero Hora e no portal Opera Mundi, do Grupo Última Instância Editorial. Sem informar que a conversa com o ex-chefe de estado do Paraguai envolveu outro veículo de comunicação, os dois textos transmitiam a ideia de que o conteúdo publicado era exclusivo. Assinada pelo enviado especial Rodrigo Lopes, a matéria de ZH foi ao ar primeiro, na noite desta terça-feira, 26, com uma diferença de uma hora e 20 minutos com relação à publicação do portal paulista, que leva a assinatura da correspondente Luciana Taddeo.
Ao Coletiva.net, o repórter especial João Novaes, hoje responsável pela edição do Opera Mundi, esclareceu que a entrevista não é exclusiva. Na verdade, foi concedida simultaneamente aos dois veículos. A fim de evitar confusão, a matéria foi alterada e onde se lia "em entrevista ao Opera Mundi", passou a constar: "em entrevista ao Opera Mundi e a um outro jornal brasileiro". ZH confirmou a informação e postou um esclarecimento no Blog do Editor, trazendo os bastidores da conversa.
No texto, Rodrigo Lopes explica: "A estratégia de Lugo desde ontem é dar entrevistas para cada jornal que se inscrevera, no máximo seis minutos para cada um. Eu e a repórter Luciana Taddeu, do site Opera Mundi, decidimos entrar juntos para a entrevista, realizada às 17h40min em uma sala envidraçada, onde Lugo estava recebendo os jornalistas. O recinto não tinha mais do que dois metros quadrados. Conseguimos alongar a conversa por nove minutos".

Comentários