Negociação dos jornalistas terá início na quarta-feira

Primeira reunião entre sindicatos por acordo coletivo ocorrerá mais de dois meses após a data-base da categoria

A negociação para o acordo coletivo dos jornalistas terá início na quarta-feira, 14, às 10h30. Está marcada para esta data a primeira reunião entre os sindicatos dos Jornalistas Profissionais (SindJors), das Empresas de Rádio e Televisão (SindiRádio) e dos Proprietários de Jornais e Revistas do Rio Grande do Sul (Sindijori). O encontro ocorrerá pelo menos dois meses após a data-base da categoria, no mês de junho, e depois do órgão representativo dos jornalistas manifestar-se contra o silêncio das entidades patronais.
A prioridade neste primeiro encontro, de acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Milton Simas, será definir um calendário de negociações. "Esperamos que o sindicato patronal assuma outra postura e faça um debate respeitando a categoria, o que não se viu em 2012, quando fechamos um acordo somente em dezembro. Eles estão com a pauta desde o final de abril e somente agora agendaram o início das negociações. Já devem estar familiarizados com nossas reivindicações", observa.
A pauta de reivindicações dos jornalistas sugere piso de R$ 2.824,92 (estimado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos) a partir de 1º de junho, e de R$ 4.068,00, de 1º de dezembro em diante, tendo como referência o piso nacional. Também indica acréscimo de 100% em todas as horas extras trabalhadas, isonomia salarial entre homens e mulheres, mudança da data-base para 1º de maio, entre outros.

Comentários