NEJ-RS comemora nova sede, no centro de Porto Alegre

Ecojornalistas ocupam o conjunto 303 do prédio da Associação Riograndense de Imprensa

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) está de casa nova. A sede da entidade agora é no terceiro andar do prédio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), no centro de Porto Alegre. A coordenadora do Núcleo, jornalista, professora e doutora em Comunicação Ilza Girardi , e o presidente da ARI, Ercy Pereira Torma, assinaram termo de cessão na tarde desta quarta-feira, 13.


Para Ilza, a sede própria é a realização de um sonho. "O contato com a ARI é muito bom, assim como sempre foi boa nossa relação com o Sindicato (dos Jornalistas do Rio Grande do Sul), que por muitos anos nos cedeu suas dependências", comentou. Destacou, ainda, que, na ARI, o Núcleo vai centralizar atividades como cursos, debates e palestras: "vamos concretizar nossos projetos de jornalismo ambiental".


De acordo com o contrato, a Associação cede o conjunto 303, onde o Núcleo vai instalar a redação da EcoAgência, mantida desde 2001, quando ela foi lançada, durante o 1º Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Poderão ser utilizadas a Sala de Coletivas Barbosa Lima Sobrinho, do sexto andar, e o Salão Nobre Hipólito José da Costa, no oitavo. "Vamos retomar o projeto Terça Ecológica, promovendo debates e capacitações sobre diversos temas ambientais", antecipa Ilza.


Enquanto a sede é reformada e montada a redação da EcoAgência, o Núcleo mantém no ar o blog provisório www.ecoagencia.com.br. O novo portal está sendo desenvolvido pela Ozone e tem previsão de lançamento para setembro.


O chamado "prédio da ARI" tem 65 anos mas Ercy pretende transformá-lo num centro cultural voltado às comunicações, incluindo dança, cinema, teatro e marketing. "Nosso sonho é ter todas as dependências ocupadas", conclui, acrescentando que este projeto deve ser permanente.

Comentários