PEC do Diploma deve ser votada até o Dia do Jornalista

Fenaj reforça os contatos com senadores para aprovar o texto antes de 7 de abril

Esta semana, os dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e dos Sindicatos de Jornalistas retomaram os contatos com senadores, reforçando a necessidade de aprovação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/09 - que restabelece a obrigatoriedade da exigência de diploma para o exercício da profissão. A ideia é buscar a votação da matéria próximo ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril.
"Buscaremos contatos com senadores e com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para que o compromisso dos líderes de votar a PEC dos Jornalistas se efetive em abril", afirmou o presidente da Fenaj, Celso Schröder.
Para isso, a delegação da Fenaj, que acompanha os trabalhos na Casa, será reforçada com representantes da categoria, que se deslocam a Brasília para a reunião do Conselho de Representantes da Federação que acontece neste final de semana. No encontro, será definida a agenda de atividades em defesa da PEC do Diploma, do estabelecimento de um piso salarial nacional da categoria e de contraposição à crescente violência contra jornalistas no Brasil.
Em Ponta Grossa, no Paraná, a certificação acadêmica já é lei. Em 12 de março, a Câmara de Vereadores do município derrubou, por unanimidade, o veto do prefeito Pedro Wosgrau (PSDB) à Lei Nº 10.858, que exige o diploma de curso superior em Jornalismo para as funções de jornalista e assessor de imprensa em órgãos públicos locais. 

Comentários