Pesquisa aponta que há 316 cursos de Jornalismo no País

Estudo registra que 90% das vagas oferecidas pelo mercado são preenchidas por universidades particulares

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina registrou que, atualmente, há 316 cursos de Jornalismo no País, sendo que 255 são privados e 61 públicos. O levantamento apontou ainda que, das vagas oferecidas no mercado, 90% delas são preenchidas por profissionais formados em universidades particulares.  Com relação à distribuição regional, 56% destes cursos estão na região Sudeste, 23% na região Sul, 11% no Nordeste, 5% no Centro Oeste e 2% no Norte. Outro dado de destaque foi o número de registros de jornalistas, emitidos de 1930 a 2010, que somaram 1.515 milhão, sendo a maioria para jovem do sexo feminino.
O objetivo da pesquisa foi mostrar o número de atuação de jornalistas no Brasil e promover mais pesquisas destinadas a esse perfil. Para definir os números de cada item pesquisado, três fontes foram usadas: relações de egressos de cursos superiores, registros no Ministério do Trabalho e sindicatos regionais. De acordo com o professor e jornalista Jacques Mick, coordenador da pesquisa, ainda existem mais registros para serem analisados.
O estudo, que teve o apoio da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), foi apresentado durante o 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado em Uberlândia, Minas Gerais.

Comentários