Pimenta quer audiência sobre ação de jornal contra blog

Deputado petista estranha silêncio da mídia na disputa entre Folha de S.Paulo e Falha de S.Paulo

A disputa entre o jornal Folha de S.Paulo e o blog satírico Falha de S.Paulo chegou ao Congresso. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou na semana passada requerimento solicitando audiência pública "para debater o silêncio da mídia no caso de censura imposta pelo jornal Folha de S.Paulo ao site www.falhadesaopaulo.com.br".

Ele sugere que sejam convidados Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila, editor-executivo, Vinicius Mota, secretário de Redação, e Taís Gasparian, advogada, e os responsáveis pelo blog, Lino e Mario Bocchini.

O jornal nega que tenha censurado o blog, mas foi a autora da ação judicial que resultou no fim da página, em outubro do ano passado. O blog foi proibido de usar o logotipo da Folha e o domínio falhadespaulo.com.br. A partir daí, uma batalha jurídica se estendeu pelos meses seguintes. O jornal foi alvo de críticas do WikiLeaks, do jornal Financial Times e da própria ombudsman da Folha, Suzana Singer.

Com o fim do site, surgiu a página http://falhadespaulo.tumblr.com/, que publica printscreens de Falha de S.Paulo. "Criamos este endereço com printscreens do site para impedir que a Folha, com sua liminar absurda, tirasse do ar toda referência a ele; e pra mostrar para quem não conhecia que a reação do jornaleco é completamente despropositada. E se deletarem esse blog, criaremos outro e outro e outro. Não à censura!!", diz o texto publicado no tumblr.

Comentários