Prêmio de Excelência Jornalística da SIP recebe trabalhos

Novidade deste ano é a categoria "Jornalismo sobre o Meio Ambiente Robert Eisenmann Jr."

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) está com inscrições abertas para o Prêmio de Excelência Jornalística 2015. Concorrem ao prêmio todos os anos os melhores trabalhos no Jornalismo continental, e participam publicações impressas e digitais, além de agências noticiosas de mais de 33 países das Américas e do Caribe. O prazo para envio dos trabalhos nos idiomas espanhol, português e inglês é até 15 de janeiro de 2015. Para esta edição, foi criada uma nova categoria: "Jornalismo sobre o Meio Ambiente Robert Eisenmann Jr.", patrocinada pelo La Prensa, do Panamá, em homenagem ao jornalista, editor e fundador do Jornal panamenho.
Até este ano, os prêmios eram conferidos nas categorias Relações Interamericanas, Direitos Humanos, Cobertura Noticiosa, Crônica, Jornalismo em Profundidade, Fotografia, Caricatura, Infografia, Opinião, Jornal na Educação, Jornalismo Ambiental, Cobertura Noticiosa na Internet e Cobertura Multimídia. Além desses, há o tradicional Grande Prêmio SIP para Liberdade de Imprensa, que será entregue à pessoa ou organização que tenha obtido resultados significativos em favor da causa da liberdade de imprensa. Os vencedores receberão certificados e prêmios em dinheiro durante a Assembleia Geral em outubro, em Charleston, Carolina do Sul. Em geral, os prêmios são de US$2.000, placas e diplomas.
A presidente da Comissão de Prêmios da SIP, Marcela Noble Herrera lembrou a importância do prêmio. "O prêmio da SIP destaca o que foi produzido de melhor durante o ano e é uma referência em termos de qualidade e excelência. Trata-se também de uma oportunidade para o setor fazer uma autoanálise, o que beneficia tanto as publicações quanto os jornalistas" disse Herrera. A comissão julgadora avaliará os trabalhos e escolherá 10 finalistas e o ganhador em cada uma das 13 categorias.
O regulamento do concurso e detalhes sobre a participação estão no site da SIP. Os participantes não precisam ser sócios da SIP.

Comentários