Prêmio de Jornalismo Ambiental valoriza iniciativas positivas

Cerimônia na Casa de Cultura marcou início da abertura das inscrições, que vão até 31 de agosto

Estão oficialmente abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, promovido por uma parceria entre a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do RS (Abes -RS) e a Braskem. Uma cerimônia no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mario Quintana marcou o início da promoção. Até o dia 31de agosto, serão aceitas inscrições de trabalhos pelo site premiojornalismoambiental.com.br. As matérias ou fotografias devem ter sido publicadas entre 1º agosto de 2014 e 31 de julho de 2015.
"Estamos muito felizes de participar novamente desta iniciativa por entender que faltava um prêmio para reconhecer matérias ligadas a questões envolvendo o meio ambiente", afirmou o vice-presidente da ARI, o jornalista Luiz Adolfo Lino de Souza. O troféu aceita registro de reportagens sobre preservação e saneamento ambiental desenvolvidas no Rio Grande do Sul em áreas como tratamento de água e dos esgotos, gestão dos recursos hídricos, das águas pluviais e dos resíduos sólidos, drenagem e tecnologias limpas, reciclagem, entre outras abordagens envolvendo empresas ou entidades.
Alexandre Bugin, vice-presidente da ABES-RS, afirmou que o prêmio é tratado como projeto prioritário e estratégico para a instituição por valorizar a produção de matérias que levem informações relevantes e corretas do setor de saneamento ambiental para a população e mensagens que possam contribuir com a conscientização das pessoas. O diretor de Relações Institucionais da Braskem no RS, João Freire, ressaltou a importância de iniciativas que discutam meio ambiente e mostrem soluções possíveis.
O diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser, fez uma manifestação na qual alertou para a crise de abastecimento no País e os cuidados que a sociedade deve ter em relação à água e ao saneamento. Participaram também da cerimônia os secretários de Comunicação do Estado, Cleber Benvegnú, e da prefeitura de Porto Alegre, Carlos Bastos. O deputado João Reinelli (PV) representou a Assembleia Legislativa.
Os prêmios são de até R$ 5 mil e o concurso é dividido em seis categorias: jornalismo impresso, fotojornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário. Os vencedores serão conhecidos em outubro em cerimônia de premiação. A iniciativa é também uma homenagem a José Lutzenberger, um dos pioneiros do movimento ecológico brasileiro.

Lançamento do prêmio no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mário Quintana

Lançamento do prêmio no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mário Quintana


Comentários