Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo revela vencedores

Cerimônia de premiação será nesta quinta-feira, 10

Foi divulgada a lista de vencedores do 26º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. A promoção é do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), e da Secretaria Regional Latino Americana da UITA - União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura e Afins. Com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc/RS) e da Arfoc/Brasil, a premiação visa estimular o trabalho dos profissionais do jornalismo na denúncia das violações e na vigilância ao respeito aos Direitos Humanos. 

Para o julgamento dos trabalhos, a comissão estabeleceu cinco critérios básicos: qualidade do texto ou da imagem, investigação original dos fatos, profundidade no tratamento da informação, abordagem de temas socialmente relevantes e valores éticos profissionais refletidos no trabalho.

Em 2009, para marcar a comemoração do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, foi criada a categoria "Premiação Especial", destinada a projetos que tenham se distinguido por sua qualidade, em qualquer das categorias previstas. Foram inscritos 222 trabalhos nas categorias rádio, charge, acadêmico, televisão, reportagem, fotografia, crônica, on-line e documentário.

A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para quinta-feira (10), às 20h, no auditório da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1.110, 2º andar). Na ocasião, também será realizada uma homenagem ao ex-cônsul da Argentina no Rio Grande do Sul Jorge Biglione.

Comentários