Prêmio Esso de Jornalismo anuncia vencedores

Jornais do Grupo RBS de Santa Catarina são vencedores nas categorias Regional Sul e Primeira Página

Os vencedores do 55° Prêmio Esso de Jornalismo foram conhecidos na noite desta quinta-feira, 18, Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Foram conferidas 14 premiações entre Reportagem, Telejornalismo, Fotografia e Contribuição à Imprensa. Examinados por duas comissões de julgamento, num total de 24 jurados, os jornalistas Katia Brembatti, Karlos Kohlbach, James Alberti e Gabriel Tabatcheik foram os vencedores da distinção, que não conta com representantes gaúchos em 2010. Os profissionais foram escolhidos pelo trabalho 'Diários Secretos', publicado na Gazeta do Povo, de Curitiba, que denunciou um esquema milionário de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Paraná.
O jornalista e apresentador Roberto Cabrini e equipe do SBT venceram na categoria Telejornalismo com a edição do programa Conexão Repórter em que é relatado o resultado de uma investigação sobre abusos sexuais de padres contra coroinhas, ocorridos em Arapiraca, Alagoas. O Prêmio Esso de Fotografia agraciou o jornalista Alexandre Vieira, do jornal O Dia, que acompanhou cenas de desespero quando passava pela Avenida Brasil, na altura do bairro de Guadalupe, no Rio de Janeiro. O trabalho intitulado 'Faroeste Carioca' exibiu uma sequência de imagens de um tiroteio, travado entre policiais à paisana e um suposto assaltante.
Em Reportagem foi conferida a vitória ao repórter Leonardo Souza, da Folha de S. Paulo, com o trabalho 'Dossiê traz dados sigilosos da Receita contra tucanos'. A matéria revelou que dados bancários e documentos fiscais sigilosos do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, foram obtidos de forma ilícita pelo chamado 'grupo de inteligência' da, na época, pré-campanha da candidata à Presidência de Dilma Rousseff. Solano Nascimento, autor do livro 'Os Novos Escribas', que estabelece distinções entre o "jornalismo investigativo" e o que denomina de "jornalismo sobre investigações", foi eleito a 'Melhor Contribuição à Imprensa em 2010'.
O Grupo RBS venceu duas categorias, representado por Santa Catarina. Em 'Regional Sul', Simone Kafruni, do Diário Catarinense, foi agraciada com o trabalho 'O Campo Envelhece', que apresentava o modelo de agricultura familiar da região. Já o Jornal de Santa Catarina foi eleito na categoria 'Primeira Página', com a reportagem 'Ainda somos o único Penta', escrita por Bárbara Carvalho, Fabrício Cardoso, Edgar Gonçalves Jr., Denis Pacher, José Werner e Patrick Rodrigues.
Todos os vencedores tiveram seus trabalhos escolhidos de uma lista de 38 finalistas previamente selecionados de um total de 1.215 trabalhos inscritos.

Comentários