Prêmio Esso de Jornalismo divulga finalistas

Rio Grande do Sul está representado pelo Grupo RBS e pela Arquipélago Editorial

Com o recorde de 1.215 trabalhos inscritos em 2010, o 55° Prêmio Esso de Jornalismo divulgou nesta sexta-feira, 22, os 38 finalistas desta edição, divididos em 11 categorias de mídia impressa e uma modalidade de telejornalismo. Os vencedores serão conhecidos no dia 18 de novembro, durante Cerimônia de Premiação a ser realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O Rio Grande do Sul é representado pelo Grupo RBS, que tem Carlos Etchichury e Juliana Bublitz, do Jornal Zero Hora, como finalista da categoria Regional Sul, com o trabalho 'Corrupção nas cadeias'. Além disso, o grupo tem finalistas, na mesma categoria, do Diário Catarinense; A Notícia, na categoria Fotografia; e o Jornal de Santa Catarina, na categoria Primeira Página.
Ainda representando o Estado, a distinção escolheu como 'melhor contribuição à imprensa em 2010' o livro 'Os Novos Escribas - O fenômeno do jornalismo sobre investigações no Brasil', de Solano Nascimento, editado pela editora gaúcha Arquipélago Editorial. A obra retrata uma tendência à substituição da apuração do próprio repórter pela publicação de dossiês e investigações de agentes oficiais.
A escolha final dos vencedores caberá a uma Comissão de Premiação a ser especialmente constituída. A designação do vencedor do Prêmio Esso de Telejornalismo estará a cargo do mesmo júri que apontou os trabalhos finalistas. A foto vencedora será escolhida via Internet por uma Comissão Especial de 50 profissionais que votarão em um dos cinco trabalhos selecionados.
Os profissionais envolvidos nas escolhas foram: Beth Cataldo e Deca Soares (Zero Hora); Décio Navarro e Elaine Gaglianone (O Dia); Erick Guimarães (O Povo); Fábio Gusmão (Extra); Giancarlo Baraúna (Diário Catarinense); Helena Celestino (O Globo); João Bosco Sales (Estado de Minas); José Roberto Nassar e Maria Luiza Borges (Jornal do Commercio); Maristela Crispim (Diário do Nordeste); Marleth Rejane da Silva (Gazeta do Povo); Paula Losada (Diário de Pernambuco); Rogério Gentile (Folha de S.Paulo); Rogério Reis (Agência Tyba); Rui Nogueira (O Estado de S.Paulo); Sérgio Léo (Valor Econômico); e Vicente Nunes (Correio Braziliense). A Comissão de Seleção do Prêmio Esso de Telejornalismo foi constituída pelos jornalistas Ana Gregati, Antonio Brasil e Denise Barreto.

Comentários