Prêmio reconhece melhores pautas sobre golpe de 1964

Dedicada a acadêmicos de Jornalismo, distinção recebe inscrições até 11 de abril

A 6ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão está com inscrições abertas para estudantes de Jornalismo. No ano em que o golpe militar no Brasil completa 50 anos, o tema escolhido para a criação das matérias foi 'As heranças do golpe de 1964'. Os estudantes interessados podem produzir matérias individuais ou em grupo e para qualquer mídia. Para participar, é obrigatório o acompanhamento de um professor da instituição de ensino com a qual o aluno tenha vínculo. As inscrições devem ser feitas até 11 de abril, pelo site jovemjornalista.org.br.  
A promoção tem por objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de colocar em prática a realização de uma matéria, desde a criação da pauta até o fechamento da reportagem. A partir do tema proposto, o acadêmico - ou o grupo de alunos - deverá desenvolver um projeto de pauta com no máximo 7 mil caracteres. É preciso indicar para qual das mídias (jornal, revista, rádio, televisão ou internet) a reportagem será produzida. As pautas concorrentes serão avaliadas por uma comissão formada por conselheiros do Instituto Vladimir Herzog e jornalistas convidados.
Na primeira etapa, serão escolhidas as três melhores pautas a partir de critérios como a criatividade, relevância e execução do trabalho. Os selecionados nessa fase terão entre maio e agosto deste ano para produzir a reportagem. Eles deverão desenvolver a matéria apresentada no esboço de pauta com a ajuda do professor da instituição e de um jornalista-mentor apontado pelo Instituto Vladimir Herzog. Os custos de produção e roteiro da matéria deverão ser determinados na fase de apresentação da proposta de pauta, e a aprovação ficará sob a responsabilidade do instituto. Os projetos escolhidos serão divulgados no fim de maio.
Os finalistas terão até 30 de agosto para entregar a reportagem, acompanhada de um detalhamento do processo de produção. O vencedor será revelado em 29 de outubro e o autor (ou autores), juntamente com o orientador, será premiado com uma viagem de estudos, em local e data a serem definidos pelos organizadores.

Comentários