Publicações de Economia, Negócios e Finanças cresceram 31%

Informação vem do estudo sobre o mercado editorial da Anatec

Publicações periódicas de segmentos como Economia, Negócios e Finanças tiveram crescimento de 31% comparado a 2005 no Brasil. O mesmo aconteceu com o segmento voltado a Automóveis, Automobilístico e Motociclismo, que cresceu 31% nas tiragens. Animais, Criadores, Veterinárias e afins subiram 13%. O segmento de Culinária e Gastronomia aumentou em 10%. As informações são do ?8º Estudo do Mercado Brasileiro de Publicações Periódicas? lançado pela Anatec (Associação Nacional dos Editores de Publicações), em CD-Rom. A pesquisa tem o objetivo de facilitar o trabalho de profissionais de mídia e marketing. O estudo abordou 822 editoras em 69 segmentos e monitorou 2224 títulos, 68 a mais que no ano anterior. 


"Conseguimos ampliar o número de editoras pesquisadas, portanto, esse aumento no número de títulos contempla o total da pesquisa e não reflete necessariamente a presença de novos títulos", explica Pedro Renato Eckersdorff, presidente da entidade. Em 2005, a tiragem global anual pesquisada foi cerca de um bilhão de exemplares. Já em 2006, o Estudo mostrou um número de cerca de um bilhão e cem milhões de exemplares ao ano, somando as tiragens das publicações brasileiras constantes da Pesquisa.


O estudo detectou também que 70% têm até 30 mil exemplares, o que demonstra a tendência das segmentações dos títulos. O 8º Estudo revelou que cerca de 24% das publicações pesquisadas têm suas tiragens eou circulação auditadas. Do total da tiragem de cerca de 1 bilhão e cem milhões de exemplares, 33% vão para bancas, 17% são comercializadas por assinaturas e 50% de forma dirigida.


De acordo com o presidente da Anatec, todas as informações foram obtidas junto aos editores: "Nosso estudo vem aprimorando cada vez mais seus critérios de detecção de títulos no mercado. A intenção é colocar no mercado uma radiografia fiel das publicações periódicas do Brasil, oferecendo uma ferramenta de pesquisa que tem sido decisiva nas áreas que têm interesse e atuam nessa área, auxiliando também agências de publicidade, e profissionais de mídia e marketing". O CD custa R$ 100 e pode ser adquirido pelo telefone (11) 3034-4566 ou pelo e-mail [email protected]. As configurações mínimas que um computador deve ter para rodar a mídia são PC Pentium 100 com 16 MB de RAM e Windows 95, 98, ME ou XP. Mais informações pelo número (11) 3814-3025 ou no site da Anatec.

Comentários