Rádio online transmitirá entrevistas da Feira do Livro

Iniciativa resulta de parceria entre a Câmara do Livro e a Associação Software Livre.Org

Entrevistas e programas especiais com os principais convidados da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre poderão ser ouvidos pela web. Um estúdio de rádio montado no espaço entre o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs) e o Memorial do RS levará um pouco mais do evento para quem não puder estar presente. Criada em 2009, a rádio é um projeto da Associação Software Livre.Org (ASL.Org), que há 15 anos organiza o Fórum Internacional Software Livre (Fisl). Durante a feira, o projeto conta com o patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
As entrevistas e debates realizados durante a Feira do Livro serão gravados e disponibilizados na internet em poucos minutos. Os internautas também poderão participar com perguntas e comentários utilizando a hashtag #RadioLivreNaFeira. As mensagens serão selecionadas e as melhores lidas ao vivo pelos locutores. A rádio funcionará durante todo o período da feira, desta sexta-feira, 31, a 16 de novembro, e poderá ser sintonizada pelo endereço radio.softwarelivre.org.
De acordo com o coordenador-geral da ASL.Org, Sady Jacques, a rádio é um exemplo do que pode ser construído utilizando tecnologias livres. Todos os programas possuem código-fonte aberto, ou seja, podem ser analisados por programadores para que se tenha certeza do que a aplicação faz no computador, dificultando a possibilidade de espionagem ou dependência de uma empresa para adaptar o produto. "O projeto foi criado de uma forma protagonista quando não havia soluções e já surgiam demandas. Hoje, é um exemplo do que pode ser construído com software livre", afirma.

Comentários